terça-feira, 23 de abril de 2013

Há 37 anos, Ramones lançava seu primeiro disco


No dia 23 de abril de 1976, chega às lojas americanas o primeiro disco de uma banda chamada Ramones. Na capa, quatro garotos com jeans rasgados e jaquetas de couro, como uma típica gangue de Nova York.
Talvez isso não chamasse a atenção, mas o disco 'Ramones' foi responsável por uma 'revolução musical'. O retorno do Rock'n'Roll simples com três acordes, mas com revolta adolescente.

São 14 faixas que resumem a visão do mundo para Joey, Johnny, Dee Dee e Tommy. A vontade de bater no vizinho pivete, a vida de um miche nas esquinas de Nova York ou apenas querer cheirar cola serviam de inspirações para as letras. O vida não era tão fácil para quem morava em Forest Hills.

'Britzkrieg Bop', virou um hino do rock. O nome faz referência a 2ª Guerra Mundial, mas sua letra pode ser traduzida como um confronto entre os 'conservadores' e os jovens. Música básica para qualquer garoto que está aprendendo a tocar guitarra ou baixo. Você pode não saber a letra completa, mas com certeza em algum show na sua vida você gritou: 'HEY HO... LET'S GO'.

As influência dos filmes de terror, presentes nos seguintes álbuns, aparecem com 'Chainsaw' e 'I Don't Wanna Go Down to Basement'. As tirinhas do Spy vs. Spy do cubano Antonio Prohias, que satirizavam a Guerra Fria, deram origem a letra de 'Havana Affair'. O romantismo tem seu lugar em 'I Wanna Be Your Boyfriend' e 'Listen to My Heart'.

Todas músicas rápidas e diretas. Sem tempo para longos solos de guitarras ou qualquer outro instrumento. como era comum na época. Trinta minutos era o suficiente para passar a 'mensagem'. Três minutos era o bastante para uma música. 

Sem o 'Ramones', o Punk Rock/Pop Punk/Bubblegum dificilmente existiria. Praticamente os elementos básicos para esses gêneros estão presentes neste álbum que merece ser ouvido do inicio ao fim.

Nenhum comentário :

Postar um comentário