sábado, 23 de junho de 2012

Entrevista: Dinamite Club


Ai Sim! Estreando a parte de entrevistas do Pop Punk Academy, hoje trago para vocês uma bate-papo com Bruno Peras, vocalista da Dinamite Club. Banda de São Paulo que faz Pop Punk de qualidade que já tem dois EPs lançados e muito mais para oferecer para os fãs do estilo.
Confira a nossa conversa.


Dê o Play no player abaixo e boa leitura...

Pop Punk Academy: Quando e como a banda começou? 
Bruno: Foi em Junho de 2010. Na época, o Leon, que era no Dallas Ink, convidou o Dan (Running Like Lions) pra montar uma banda de Pop Punk, com influencias de Four Year Strong, Set Your Goals e essas coisas. O Dan me indicou pra ser guitarrista, pois tocávamos juntos no H.E.R.O. O Leon ia cantar e chamou o Eric, também do Dallas Ink, para bateria. Depois ele indicou o João (baterista do Akira) para o baixo. Foram dois ensaios e eu troquei de função com o Leon. 
Essa foi a formação que produziu as primeiras músicas. Depois teve algumas mudanças na formação, o João saiu e entrou o Liku (ex-Stay Up) que sempre estava no role com a gente. Essa formação gravou todo o material que lançamos até agora. Há pouco tempo, o Dan saiu e entrou o Marcio, que estava tocando guitarra no Replace. E agora, essa é a formação atual. 
Então, para quem ficou confuso, a formação atual é: Peras no vocal, Leon e Marcio nas guitarras, Liku no baixo e Eric na bateria. 

PPA: Por que o nome Dinamite Club? 
Bruno: Um dia acordei falando o nome da banda. Falei pros caras, todo mundo curtiu e ficou. Sintetiza bem a vibe da banda. Energético, pra cima. E o nome aplicado no merch funcionou bem. Então tinha tudo certo: agradou a gente, tem a ver com o som, soa bem, e tem o apelo visual. Tem um pessoal que confunde com o Dynamite Pub, mas como não estamos trabalhando na mesma area, aos poucos o pessoal vai se acostumando (Risos). 

PPA: Quais são suas principais influências, dentro e fora do Pop Punk? 
Bruno: A banda começou muito inspirada em Four Year Strong e A Day To Remember. A gente curte muito esse lance de breakdowns e tal. Mas assumo que agora estamos com a cabeça em outras paradas. Todo mundo vem ouvindo outras coisas ha tanto tempo, e esse lance de "easycore" foi bem passageiro, que a gente até enjoou, sabe? A gente curte essas bandas, mas tem outras que tocam uma parada um pouco mais a ver com o que sempre escutamos, e hoje acabam influenciando mais a gente. 
Dentro do estilo, New Found Glory, Set Your Goals, The Story So Far são as maiores influências. Mas não da pra limitar a eles. Tem CIV, Shelter, Lifetime, A Loss For Words, Transit, blink 182. Essa lista é grande!! (Risos). Fora do gênero é todo um universo né? Eu sou o mais velho da banda, curto muita coisa como NOFX, The Ataris, No Use For A Name, Hot Water Music. O Liku ama Thrash Metal, insiste para que a gente tire um Suicidal Tendencies de cover! (Riso). O Eric, antes de ser baterista, é um puta guitarrista! 
E cresceu ouvindo coisas como Dream Theater, John Mayer. Fora a infinidade de conhecimento musical do Leon e do Marcio. Ou seja, é tanta coisa que a gente absorve, que é difícil falar de influencias. Por isso a gente foca em fazer um Pop Punk, com vibe positiva, mais enérgico e papo reto. Por fim, acabamos chupinhando algo de tudo isso que a gente ouve no role. 


PPA: No começo desse ano vocês lançaram o EP 'Pra Quando Tudo Quebrar'. Como foi a recepção do público? 
Bruno: Vou assumir que foi meio estranha. Esse EP colocou a gente num ponto diferente: Muito pop pro Hardcore, muito Hardcore pro pop. Então, a galera não abraçou muito no inicio. Porem, o pessoal tem começado a colar nos shows, estão ouvindo com mais atenção, prestando atenção nas letras e vendo que a parada é verdadeira. Tem aquele lance né? Onde tem um trabalho feito de peito aberto e é de coração, esse trampo surte efeito. Agora que se passaram meses desde que lançamos o EP, dá para ver que as pessoas se identificam com as letras, cada um com uma musica específica. É muito bom ver as barreiras se quebrando. Antes os comentários eram ‘zuado porque é em português’ ou ‘o som de vocês é bagunçado, não é nem pop, nem pesado’. Hoje se transformou em ‘porra, essa música fala de uma parada que rola comigo’ ou ‘a música tal me faz lembrar de quando era moleque’. Isso que eu acho que é mais importante. A gente tem tanto pra falar, mas as pessoas se prendem ao formato que Pop Punk é só musica de amor, ou música de fanfarrão ou o caralho a quatro. Esquecem de que o negócio é Pop Punk e tem Punk no nome! Tem tanto DIY, tanta correria quanto qualquer outra banda de HC/Punk independente do role, ou até mais! 
A gente busca fazer um trampo coerente. A gente faz valer cada coisa que a gente faz. Eu sei o que é você estar no fundo do poço e ouvir uma música que te sacode e te põe no jogo de volta. Esse EP é isso. ‘Pra quando tudo quebrar’, quando estiver prestes a desistir do que você pensa ou deseja. 
Ouça esse EP, que em alguma música, nós vamos estar te lembrando das coisas boas da vida! Que a vida é difícil, mas é assim mesmo! Tem que encarar, bater no peito, se levantar e ir pra cima! Aí sim! 


PPA: A música 'Fim de Tarde' tem a participação do Gab Scatolin do Feijão Com Arroz. Como surgiu a 'parceria'? 
Bruno: O Gab é um amigo meu que conheço desde a época que ele era do Martuchos e eu era do LFD. Na época éramos apenas conhecidos, mas quando eu era do Atrial e o Rediall virou o Feijão Com Arroz. A gente se aproximou e somos bons amigos desde então. Acho ele um dos músicos mais incríveis do underground. Foi natural. 
Quando fizemos a ‘Fim de Tarde’ sempre pensamos em ter uma participação. Tínhamos dúvida sobre se seria alguém do Hardcore ou uma voz feminina. No fim, o nome do Gabriel veio à tona. Convidamos ele, ele topou, e numa tarde fizemos tudo. Inclusive ele participou de todos os gang vocals! 
Ele é um dos caras que mais divulga o trampo do Dinamite Club por aí. Então isso fez dessa participação algo natural também. Em algum momento vamos trabalhar juntos, com ele produzindo algum material nosso. Com certeza vai rolar. Quando for algo mais quente, a gente fala pra vocês! 

PPA: Quais são os próximos planos da banda? 
Bruno: Com a troca recente de integrante, a gente quer lançar algum som novo com o Márcio. Embora a gente já esteja pensando em um full, queremos lançar algo antes. Estamos estudando um split com o South, mas ainda estamos conversando. 
Eu tenho um sonho de lançar um vinil 7" do Dinamite Club! Alguns singles da pré do disco vão sair nos próximos meses. Com certeza vamos lançar vários vídeos esse ano. Um vídeo clipe, uma montagem de tudo que rolou até agora, já que filmamos quase todos os roles que fizemos. 
Infelizmente, por sermos uma banda totalmente independente, o processo todo é mais lento. Desde a gravação de disco até a produção de vídeos. Mas não se preocupem. O trampo demora, mas quando vier, vai vir um petardo! (Risos). 
Estamos ensaiando e compondo muita coisa. Estamos num momento bom. Estamos conseguindo manter uma agenda regular com bastantes shows. E o melhor de tudo: para públicos diferentes! Estamos conseguindo cativar a galera! Passos curtos, mas com certeza muito firmes! Não estamos atrás de fãs, estamos fazendo amigos! E nisso, estamos tendo bastante sucesso. 

PPA: Deixe um recado para o pessoal do Pop Punk Academy 
Bruno: Indiferente a qual sonho você tem, vá atrás dele! Não desista jamais! Mantenha o foco, pé no chão e vai pra cima, galera. Acredite em você. E compareçam aos shows! É muito importante pra gente que vocês saiam do mundo internet e compareçam aos eventos! 
Não deixem a "cena" morrer! Tem muitas bandas que estão parando de tocar porque não tem publico! Ninguém mais vende CD, sabemos que musica virou um bem livre, sem custo. Então ajude sua banda preferida a respirar! 
Vá aos shows, compre o merch, divulgue o material pros seus amigos! Para ter o som que você gosta sempre em produção, você tem que instigar quem está do lado de cá! Tudo isso aqui é uma grande troca, que no fim, todo mundo ganha com isso! Como canto na música "Vivo": "São quatro ideias pra me guiar: paixão, fé, respeito e pé no chão"! Sigam todos o caminho de vocês! Paz! AI SIM!

Conheça mais do Dinamite Club nos links abaixo:

Nenhum comentário :

Postar um comentário